Carregamento da bateria do celular por cabo USB conectado ao PC.
Cotrim Tech explica quais são as diferenças entre a recarga pela tomada e o carregamento por cabo USB conectado ao PC. Entenda as vantagens e desvantagens do procedimento.
Carregar o celular no notebook por cabo USB é um procedimento que possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos e a quantidades de dispositivos que dividem a corrente elétrica. A bateria dos smartphones é carregada de forma mais segura pelas tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA, que é constante e totalmente voltada para o processo de recarga.
Ainda é grande o número de dúvidas acerca do processo de carregamento de smartphones Android e iPhone (iOS). Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado ao PC prejudica a bateria?
- Limitações da recarga por USB.
Todo computador precisa de certa quantidade de corrente elétrica para fazer funcionar os seus componentes e ainda alimentar constantemente os seus periféricos essenciais como mouse, teclado, caixas de som e dentre outros.
Desta forma, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do PC, menor poderá ser a taxa de corrente elétrica que será enviada para a recarga da bateria de seu smartphone.
Assim, enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, diminuindo o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável e certamente demorará mais para fazer uma recarga.
- Vantagens e desvantagens.
Os cabos USB são extremamente práticos por sua portabilidade e, além de realizarem a recarga da bateria, também permitem a administração e a transferência de dados entre o PC e o celular. Carregar via USB é ideal para aqueles usuários que não se importam com a velocidade no carregamento dos seus celulares.
Apesar disso, o processo de recarga da energia de bateria smartphones acaba gerando um aumento de temperatura, tanto do aparelho como da bateria, e este fenômeno é um dos grandes responsáveis pela diminuição da vida útil de ambos.
Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smartphone acabam sofrendo.