Sinais de que é preciso trocar a bateria do celular.
Para além de checar o status do componente no celular, vale atentar-se aos sinais mais evidentes, como os destacados a seguir.
1. Superaquecimento do celular
Os celulares costumam ficar ligeiramente mais quente durante uso intenso. No entanto, o fator pode se tornar um indicativo de que a bateria não está funcionando em seu perfeito estado, principalmente quando atinge altas temperaturas sob uso moderado e durante o carregamento.
Na prática, esse aspecto deve interferir diretamente na capacidade da bateria, que deve operar de forma reduzida, e também pode fazer com que o smartphone desligue e precise de um tempo para voltar a ligar.
2. Bateria estufada
A bateria estufada é um sinal de alerta máximo que indica algum problema e pede visita urgente à assistência técnica. Pode ser que, além do aspecto visível na traseira do celular, isso se manifeste de outras formas, seja por manchas brancas no visor ou por meio de uma leve movimentação da tela ao ser pressionada.
Isso pode ser desencadeado por fatores como calor externo elevado e uso de fontes de baixa qualidade para realizar a recarga. Com o tempo, tudo isso, pode gerar um estufamento e, em casos mais graves, chegar a desencadear acidentes.
3. Período em 100%
Um fator sutil, mas muito importante a ser considerado na análise da bateria é o tempo backup dela. Se, ao desconectar o dispositivo do carregador, ele prontamente sair dos 100%, o tempo de backup já não pode ser considerado satisfatório. O ideal é que o aparelho consiga se sustentar por um tempo na carga máxima após a reposição total.
Em maior ou menor grau, o aspecto mencionado é um ponto forte para ajudar no acompanhamento da bateria. Mesmo que o celular não saia instantaneamente dos 100%, vale observar quanto tempo ele leva para chegar aos 90%, por exemplo.
4. Dificuldade para recarregar o telefone
Este é um dos pontos mais sugestivos de que a bateria não está em pleno funcionamento. É preciso observar outros fatores, como a procedência do carregador e se ele está conseguindo enviar energia ao smartphone. Caso a checagem do adaptador passe pelo teste, é hora de seguir a investigação e checar a bateria. Quando o componente já não é mais capaz de “segurar” a carga, ele precisa ser substituído imediatamente.
5. Desligamento inesperado
Outro indicativo evidente de que as coisas não vão bem é quando o celular desliga sozinho. Seja por problemas na estrutura ou no sistema, isso pede atenção redobrada do usuário. Mais uma vez, a bateria deve ser considerada entre as possíveis motivações do problema e uma visita a uma assistência pode ajudar a solucionar o problema.