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Seu iPhone não reconhece o chip?

Falha pode estar relacionada ao encaixe da bandeja, danos no SIM card ou até problemas de ativação do eSIM; veja soluções simples que podem resolver o problema no iPhone.

Se o seu iPhone não reconhece o chip, o problema pode estar relacionado a diferentes fatores, desde um mau encaixe da bandeja do cartão SIM até falhas na ativação do eSIM. Seja qual for a origem da falha, o erro impede a realização de chamadas, envio de mensagens e o uso da Internet móvel. No entanto, felizmente existem algumas soluções simples que podem ajudar a resolver a falha de reconhecimento sem a necessidade de procurar uma assistência técnica.

Os modelos mais novos de iPhone podem usar tanto o chip físico quanto a tecnologia eSIM, um SIM card virtual embutido no aparelho que permite ativar planos de operadoras sem a necessidade de um chip tradicional. Entretanto, se houver falha na ativação ou se o iPhone tiver sido adquirido em outro país, como nos Estados Unidos, onde iPhones recentes não têm entrada para SIM físico, pode ser necessário entrar em contato com a operadora para resolver o problema.

  1. Verifique e limpe a bandeja do chip
    O primeiro passo para tentar resolver o problema é verificar a bandeja do SIM card. Em iPhones com suporte para chip físico, o cartão é inserido em uma gaveta localizada na lateral do aparelho. Para acessá-la, o usuário precisa da ferramenta de ejeção que acompanha o smartphone ou até mesmo um clipe de papel.

Caso a bandeja não esteja devidamente encaixada ou tenha algum resíduo de poeira ou sujeira, o chip pode não ser reconhecido. Remova a bandeja, limpe-a com um pano seco e certifique-se de que o chip está posicionado corretamente. Também é importante conferir se a bandeja é original do iPhone, pois um componente de outro modelo pode não se ajustar perfeitamente ao aparelho.

Se o iPhone for um modelo mais recente comprado nos Estados Unidos, vale lembrar que ele pode não ter suporte para chip físico, funcionando apenas com eSIM. Nesses casos, o reconhecimento do chip só será possível se um plano digital for ativado pela operadora.

  1. Veja se há arranhões ou danos no chip

O chip pode sofrer desgastes com o tempo, principalmente se for transferido de um aparelho para outro com frequência. Arranhões, amassados ou desgastes na parte metálica podem comprometer o funcionamento e impedir que o iPhone reconheça o SIM card. Para verificar se o chip está danificado, remova-o do celular e inspecione sua superfície. Se houver sinais de desgaste, entre em contato com a operadora e solicite a substituição por um novo SIM card.

Além disso, caso o chip tenha sido cortado manualmente para se ajustar ao formato nano-SIM, há chances de que ele tenha sido danificado no processo. O ideal é sempre solicitar à operadora um chip já no tamanho correto, em vez de tentar adaptá-lo.

  1. Confira se o chip foi bloqueado pela operadora.

Se o iPhone estiver bloqueado para uma operadora específica, ele não reconhecerá chips de outras empresas. Esse tipo de bloqueio ocorre quando o aparelho foi adquirido por meio de contratos vinculados a uma operadora, restringindo o uso a apenas àquela empresa.

Para verificar se o seu iPhone está desbloqueado, acesse “Ajustes”, vá até “Geral” e toque em “Sobre”. Em seguida, role a tela até a opção “Bloqueio de Operadora”. Se o iPhone estiver desbloqueado, aparecerá a mensagem “Sem restrições”.

Caso o iPhone esteja bloqueado, será necessário entrar em contato com a operadora para solicitar o desbloqueio. Algumas empresas permitem fazer esse procedimento online, enquanto outras podem exigir que o usuário vá até uma loja física.

  1. Atualize os ajustes da operadora
    Outra possível solução para o problema é atualizar os ajustes da operadora no iPhone. Essas configurações são responsáveis por garantir que o aparelho consiga se conectar corretamente à rede da empresa de telefonia. Se estiverem desatualizadas, podem impedir o funcionamento do chip.

Para verificar se há uma atualização disponível, conecte o iPhone a uma rede Wi-Fi e acesse “Ajustes”. Em seguida, toque em “Geral” e vá até “Sobre”. Aguarde alguns segundos; se houver uma atualização disponível, um aviso será exibido na tela. Toque para instalar a atualização. Depois de concluir o processo, reinicie o iPhone e veja se o chip passa a ser reconhecido corretamente.

  1. Reinicie o iPhone
    Caso as opções anteriores não funcionem, pode ser que o usuário tenha que recorrer a métodos mais “tradicionais”, como é o caso de reiniciar o iPhone. A técnica talvez funcione, pois pode corrigir falhas temporárias que afetam o funcionamento do chip. O processo pode variar conforme o modelo do iPhone.

Reinício normal: pressione e segure o botão lateral e um dos botões de volume até que o controle deslizante apareça na tela. Em seguida, arraste o controle para desligar o iPhone. Aguarde alguns segundos e ligue o celular novamente;
Forçar reinício (caso o iPhone esteja travado ou não responda): pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume. Depois, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume. Em seguida, pressione e segure o botão lateral até o logo da Apple aparecer. Após a reinicialização, verifique se o chip é reconhecido.

  1. Se o chip for um eSIM, entre em contato com a operadora
    Se o seu iPhone utiliza eSIM, pode ser necessário confirmar se o plano foi ativado corretamente. Para isso, vá até “Ajustes” e toque em “Celular”. Verifique se o plano aparece na tela e se está ativo. Se o plano não estiver visível ou apresentar o status “Não ativado”, entre em contato com a operadora para verificar o que pode estar acontecendo. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar uma reativação do eSIM ou transferi-lo para outro iPhone.

Quando procurar assistência técnica?


Se nenhuma das dicas acima resolver o problema, pode haver um defeito na bandeja do chip ou na placa interna do iPhone. Nestes casos, o ideal é levar o aparelho a uma assistência técnica autorizada para um diagnóstico mais preciso. Se o iPhone ainda estiver dentro do período de garantia, a Apple pode oferecer suporte gratuito ou até mesmo trocar o aparelho caso o problema seja constatado como um defeito de fabricação.

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