Como bloquear um celular roubado ou perdido (pelo IMEI, e-mail e mais)
Veja o passo a passo para fazer o bloqueio pelo IMEI, pelo e-mail, por ferramentas do Google, Samsung, Apple e Xiaomi e até por outro celular: veja como.
Bloquear um celular roubado ou perdido é um procedimento simples, mas que deve ser imediatamente realizado após a ocorrência. O usuário pode realizar o bloqueio, seja pelo IMEI ou por ferramentas nativas dos fabricantes. Neste guia completo, a Cotrim Tech explica tudo o que você precisar sobre como bloquear um celular roubado ou perdido Android (Samsung e Xiaomi) e iOS (iPhone). Além disso, veja como consultar o número do IMEI e usar as plataformas Celular Seguro, Encontre Meu Dispositivo e SmartThings Find.
Como bloquear um celular roubado ou perdido? Confira o guia completo!
O TechTudo explica como bloquear um celular roubado ou perdido. Veja no índice abaixo os 13 tópicos que serão abordados neste guia:
Como bloquear um celular roubado ou perdido pelo IMEI
Como bloquear um celular roubado pelo e-mail
Como bloquear celular roubado por outro celular
Como bloquear um celular roubado pela Anatel
Como bloquear um celular Android roubado ou perdido
Como bloquear um celular iPhone (iOS) roubado ou perdido
O que é e como funciona o Celular Seguro
Como usar o Encontre Meu Dispositivo (Google) para bloquear o celular
Como usar o SmartThings Find (Samsung) para bloquear o celular
Como usar Xiaomi Cloud para bloquear o celular
Posso bloquear um celular desligado?
Quanto tempo demora para bloquear um IMEI
O que acontece com um celular bloqueado?
O IMEI costuma vir anotado na caixa de celulares da Samsung
- Como bloquear um celular roubado ou perdido pelo IMEI.
O IMEI (International Mobile Equipment Identify) é uma sequência numérica de 15 dígitos que funciona como um identificador do celular. Cada aparelho tem um código próprio e, nele estão, contidas informações sobre o fabricante e o modelo do dispositivo.
Este código pode ser encontrado na caixa original do dispositivo e na nota fiscal do aparelho. Mas, a forma mais prática de ter acesso ao IMEI, é por meio do número *#06#. Basta discá-lo que automaticamente as informações sobre o IMEI aparecerão na tela. Anote os números.
Veja como bloquear um celular roubado ou perdido pelo IMEI.
Passo 1. Entre em contato com a operadora pelo canal de teleatendimento e solicite o bloqueio do aparelho pelo IMEI. Esta ação pode ser feita somente pelo titular (dono) do dispositivo;
Passo 2. Registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia mais próxima ou online;
Passo 3. Faça logout todas as contas logadas no aparelho remotamente;
Passo 4. Utilize as ferramentas nativas dos fabricantes para bloquear totalmente o aparelho.
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia mais próxima ou online
- Como bloquear um celular roubado pelo e-mail.
O bloqueio pelo e-mail é feito acessando as ferramentas que solicitam um e-mail cadastrado, como o Encontre Meu Dispositivo (Google) e a SmartThings Find (Samsung). Assim, o procedimento pode ser feito tanto por outro aparelho celular ou computador.
- Como bloquear celular roubado por outro celular.
Bloquear um celular roubado por outro celular é simples. Basta que o usuário tenha acesso a outro smartphone para logar nas plataformas de bloqueio, como o Encontre Meu Dispositivo (Google) e a SmartThings Find (Samsung), e realizar a ação. Além disso, o usuário pode usar este outro celular para entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do aparelho e do chip pelo número do IMEI.
Com outro aparelho em mãos, bloqueie o celular roubado ou perdido.
- Como bloquear um celular roubado pela Anatel.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não realiza o bloqueio propriamente dito. No entanto, a Agência, desde maio de 2016, tem trabalho junto às operadoras de telefonia móvel, à Polícia Federal e às Secretarias de Segurança Pública para combater o uso de aparelhos roubados.
A Agência recomenda que, em caso de roubo, o usuário registre um Boletim de Ocorrência (BO) numa delegacia e solicitar junto à operadora o bloqueio imediato da linha (simcard) e do aparelho celular.
No contato com a operadora, o usuário deve informar o número da linha do aparelho roubado e outras informações para que seja feita a identificação e busca (pelo IMEI) do aparelho.
A Anatel solicita que seja feito um Boletim de Ocorrência após o roubo ou furto do celular.
- Como bloquear um celular Android roubado ou perdido.
Existem três formas de bloquear um celular Android roubado ou perdido. Um é pela plataforma da Samsung chamada SmartThings Find; a outra, por meio do Encontre Meu Dispositivo, do Google. E, também, pelo Mi Cloud.
Saiba como bloquear um aparelho Android roubado ou perdido.
- Como bloquear um celular iPhone (iOS) roubado ou perdido.
O celular iPhone (iOS) também conta com uma ação de bloqueio para aparelho roubado ou perdido.
Passo 1. Acesse icloud.com/find, inicie a sessão e selecione o dispositivo a ser bloqueado;
Passo 2. Clique em ‘Marcar como perdido’ e siga as instruções.
- O que é e como funciona o Celular Seguro.
O Celular Seguro é o app do Governo Federal em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para impedir o roubo e furto de aparelhos celulares no Brasil. O app, que funciona de forma integrada entre o Governo, bancos e operadoras de telefonia, promete eficiência e agilidade no registro de ocorrências e bloqueio aos dados bancários em aparelhos roubados ou furtados. O app Celular Seguro está disponível na Play Store e na App Store.
Veja, no passo a passo abaixo, como usar o app cada uma das ações do Celular Seguro:
Passo 1. Abra o app e clique em ‘Acessar com Gov.Br’. Em seguida, insira as credenciais para fazer o login.
Passo 2. Na tela inicial, o usuário tem três opções: ‘Pessoas de Confiança’, ‘Registrar Telefone’ e ‘Registrar Ocorrência’.
Pessoas de Confiança.
Esta opção permite que uma pessoa de confiança registre uma ocorrência em seu nome.
Passo 1. Acesse ‘Pessoas de Confiança’ e selecione ‘Cadastrar Contato’;
Passo 2. Agora, adicione nome, CPF, telefone e e-mail da pessoa de confiança e clique em ‘Cadastrar’.
Registrar Telefone
Para que a ação de bloqueio seja eficiente, é necessário que a linha telefônica esteja vinculada ao CPF.
Passo 1. Acesse ‘Registrar Telefone’ e clique em ‘Cadastrar Telefone’;
Passo 2. Insira a marca, o modelo, número de série (opcional), pessoa de confiança (opcional), operadora, número do telefone e IMEI (opcional). Clique em ‘Cadastrar’.
Registrar Ocorrência
Em caso de roubo ou furto, veja como registrar uma ocorrência.
Passo 1. Acesse ‘Registrar Ocorrência’ e Clique em ‘Meus Telefones’;
Passo 2. Informe a data da ocorrência, especifique o tipo de ocorrência e indique o horário em que a ocorrência aconteceu.
Passo 3. Clique em ‘Emitir’ para registrar a ocorrência.
Caso o processo seja realizado por uma pessoa de confiança, o passo a passo é quase o mesmo: clique em ‘Registrar Ocorrência’ > ‘Telefone de Confiança’ > Compartilhe os dados necessários > Clique em ‘Emitir’.
- Como usar o Encontre Meu Dispositivo (Google) para bloquear o celular
O Encontre Meu Dispositivo é uma ferramenta do Google, disponível em app ou na versão web, para bloquear e rastrear aparelhos Android. Para usá-lo, basta ter um e-mail vinculado ao dispositivo roubado ou perdido. Acompanhe o passo a passo abaixo.
Passo 1. Acesse google.com/android/find/. Caso os e-mails estejam vinculados, o usuário automaticamente será encaminhado para a tela inicial sem necessidade de login;
Passo 2. Identifique o aparelho que deseja bloquear e clique em ‘Proteger dispositivo’. Talvez seja necessário fazer login;
Passo 3. De forma opcional, o usuário pode cadastrar uma mensagem e um número de celular para contato. Agora, é só clicar em “Proteger dispositivo”.
- Como usar o SmartThings Find (Samsung) para bloquear o celular.
O SmartThings Find é uma ferramenta completa da Samsung para rastrear, bloquear, fazer backup, incluir um toque específico e até resetar aparelhos roubados ou perdidos da fabricante. No passo a passo abaixo, o TechTudo explica como utilizar a ferramenta para bloquear o celular.
Passo 1. Acesse o SmartThings Find, clique em ‘Entrar’, faça login com a conta Samsung ou um e-mail do Google vinculado ao aparelho e clique em ‘Avançar’;
Passo 2. Nesta tela, identifique o aparelho, clique em ‘Bloquear’ e, na janela que abrir, clique em ‘Avançar’;
Passo 3. Agora, defina um PIN para bloquear o aparelho, insira um contato de emergência e crie uma mensagem para ser exibida no celular perdido. Clique em “Bloquear”.
Insira um PIN e um número de contato (opcional) antes de concluir a ação.
- Como usar Xiaomi Cloud para bloquear o celular.
Os aparelhos da Xiaomi vêm com um recurso no Mi Cloud que permite o bloqueio do dispositivo roubado ou perdido. Se o celular estiver desligado ou em modo offline, ele será bloqueado assim que for conectado à Internet. Vale lembrar que este processo é reversível e, se o usuário recuperar o smartphone, é só realizar o desbloqueio. Veja, abaixo, o passo a passo:
Passo 1. Acesse a Mi Cloud e faça login;
Passo 2. Em ‘Encontrar dispositivo’, clique em ‘Modo perdido’;
Passo 3. Agora, clique em ‘Mudar para Modo Perdido’ para bloquear o aparelho.
- Posso bloquear um celular desligado?
Pode. Mas o usuário deve solicitar remotamente junto às plataformas do Google, Samsung, Apple e Xiaomi a ação de bloqueio do aparelho. Assim, quando o celular for ligado, será automaticamente bloqueado. - Quanto tempo demora para bloquear um IMEI
De acordo com as operadoras, após a solicitação da ação de bloqueio, o IMEI do celular roubado ou perdido pode ser bloqueado em até 24 horas. - O que acontece com um celular bloqueado?
O celular bloqueado tem as funções paralisadas, como o acesso à rede de Internet móvel e inutilização do chip para ligações. No entanto, mesmo se o bloqueio for realizado pelo IMEI, o aparelho e o usuário continuam vulneráveis. Os criminosos podem acessá-lo se o conectarem a uma rede Wi-Fi. É importante que o dispositivo tenha etapas de proteção como senha (PIN), biometria ou autenticação por reconhecimento facial.