Celular não faz chamada?
Veja o que fazer quando não completa ligação!
Seu celular Android não completa a ligação? Ajuste rápido faz seu smartphone voltar a fazer e receber chamadas telefônicas.
Se o seu celular não faz chamada, ou a chamada é encerrada antes mesmo de chamar, alguns ajustes simples podem resolver o problema. No Android, muitas vezes, a solução está no próprio aparelho ou no sistema do Google. É possível encontrar configurações rápidas para ativar o chip SIM e desligar o modo avião. Além disso, você pode verificar se algum número específico acabou sendo bloqueado sem querer, o que acaba encaminhando as ligações automaticamente, assim como o uso de desvio de chamadas.
Outra dica é verificar se, por algum engano da operadora ou solicitações de terceiros, seu IMEI foi inativado. Veja, neste tutorial, um passo a passo rápido com algumas das maneiras mais comuns de resolver problemas com chamadas no Android.
O que fazer quando o celular não faz chamada. Veja no índice:
Verificar se o cartão SIM está ativado no Android
Desligar o desvio de chamadas
Desligar modo avião
Verificar se o número está bloqueado no aparelho
Descobrir se o IMEI foi bloqueado
- Verificar se o cartão SIM está ativado no Android.
Passo 1. O primeiro passo em caso de problemas com ligações no Android é descobrir se o seu chip SIM está ativado no celular. Para isso, acesse as “Configurações”, no menu de aplicativos, e selecione “Cartões SIM”;

Passo 2. Em seguida, ative a chave ao lado de “Slot para SIM” (no slot que estiver o cartão da operadora, caso seja dual chip). Aproveite para ativar também os “Dados Móveis” no final da mesma tela, mantendo as duas chaves em verde.

- Desligar o desvio de chamadas
Passo 1. No menu de aplicativos do Android, encontre o item de “Telefone”. Em seguida, toque no ícone de menu do topo da tela e selecione “Configurações”, na aba da direita;

Passo 2. Toque na opção “Contas de chamada” e selecione o ícone do chip SIM da sua operadora ativa;

Passo 3. Selecione o recurso de “Desvio de chamada” nas categorias. Mantenha a opção “Sempre desviar” desativada. Dessa forma, as ligações não serão encaminhadas. No restante das opções, mantenha seu próprio número para quando estiver “ocupado”, “não atendido” e “inacessível” para garantir que todas as ligações se mantenham na mesma linha.

- Desligar modo avião
Passo 1. O modo avião impede que o celular receba e origine ligações, cortando a rede de internet e de chamadas. Para desligar esse recurso, abra as “Configurações” do celular e toque em “Mais”;

Passo 2. Desative o “Modo Avião”, deixando a chave desligada em “cinza”. Note que, quando ligado, há um ícone de “avião” no topo. Já ao ser desativado, o sinal de rede da operadora aparecerá.

- Verificar se o número está bloqueado no aparelho
Passo 1. Por engano, você pode ter bloqueado algum número específico, impedindo que a ligação dele chegue no seu aparelho, com cancelamento automático. Para resolver, abra o menu de aplicativos e selecione “Telefone”. No menu do topo direito, toque em “Configurações”;

Passo 2. Selecione “Bloqueio de Chamadas”. Em seguida, para remover um dos números da lista de restritos, basta tocar no ícone de “X” na lateral do telefone, confirmando para desbloquear.

- Descobrir se o IMEI foi bloqueado
Muitos usuários não sabem que se o IMEI for bloqueado o aparelho fica impedido de receber e fazer ligações. A operadora não avisa quando isso acontece, o que pode ser gerado por um erro no sistema deles. Mas também acontece em caso de roubo, quando você pede para bloquear o smartphone. Na dúvida, se está tendo problemas com ligações, vale verificar se o seu aparelho está liberado.
Passo 1. Acesse o site oficial da Anatel (consultaaparelhoimpedido.com.br) para fazer essa verificação. Na página, toque em “Consultar IMEI”. Veja neste tutorial como encontrar número do seu IMEI e digite o número no site. Confirme os caracteres e toque em “Consultar”;

Passo 2. O site vai retornar com o resultado. Caso apareça como “Impedido”, quer dizer que seu IMEI está bloqueado no aparelho. Você só poderá liberar isso com a nota fiscal junto à operadora. Já o resultado “Não cadastrado na base” indica que o celular não está bloqueado.

Caso nenhuma dica funcione, o indicado é procurar a fabricante e encaminhar o aparelho para a assistência técnica.