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Celular não faz chamada?

Veja o que fazer quando não completa ligação!

Seu celular Android não completa a ligação? Ajuste rápido faz seu smartphone voltar a fazer e receber chamadas telefônicas.

Se o seu celular não faz chamada, ou a chamada é encerrada antes mesmo de chamar, alguns ajustes simples podem resolver o problema. No Android, muitas vezes, a solução está no próprio aparelho ou no sistema do Google. É possível encontrar configurações rápidas para ativar o chip SIM e desligar o modo avião. Além disso, você pode verificar se algum número específico acabou sendo bloqueado sem querer, o que acaba encaminhando as ligações automaticamente, assim como o uso de desvio de chamadas.

Outra dica é verificar se, por algum engano da operadora ou solicitações de terceiros, seu IMEI foi inativado. Veja, neste tutorial, um passo a passo rápido com algumas das maneiras mais comuns de resolver problemas com chamadas no Android.

O que fazer quando o celular não faz chamada. Veja no índice:

Verificar se o cartão SIM está ativado no Android
Desligar o desvio de chamadas
Desligar modo avião
Verificar se o número está bloqueado no aparelho
Descobrir se o IMEI foi bloqueado

  1. Verificar se o cartão SIM está ativado no Android.

Passo 1. O primeiro passo em caso de problemas com ligações no Android é descobrir se o seu chip SIM está ativado no celular. Para isso, acesse as “Configurações”, no menu de aplicativos, e selecione “Cartões SIM”;

Passo 2. Em seguida, ative a chave ao lado de “Slot para SIM” (no slot que estiver o cartão da operadora, caso seja dual chip). Aproveite para ativar também os “Dados Móveis” no final da mesma tela, mantendo as duas chaves em verde.

  1. Desligar o desvio de chamadas
    Passo 1. No menu de aplicativos do Android, encontre o item de “Telefone”. Em seguida, toque no ícone de menu do topo da tela e selecione “Configurações”, na aba da direita;

Passo 2. Toque na opção “Contas de chamada” e selecione o ícone do chip SIM da sua operadora ativa;

Passo 3. Selecione o recurso de “Desvio de chamada” nas categorias. Mantenha a opção “Sempre desviar” desativada. Dessa forma, as ligações não serão encaminhadas. No restante das opções, mantenha seu próprio número para quando estiver “ocupado”, “não atendido” e “inacessível” para garantir que todas as ligações se mantenham na mesma linha.

  1. Desligar modo avião
    Passo 1. O modo avião impede que o celular receba e origine ligações, cortando a rede de internet e de chamadas. Para desligar esse recurso, abra as “Configurações” do celular e toque em “Mais”;

Passo 2. Desative o “Modo Avião”, deixando a chave desligada em “cinza”. Note que, quando ligado, há um ícone de “avião” no topo. Já ao ser desativado, o sinal de rede da operadora aparecerá.

  1. Verificar se o número está bloqueado no aparelho
    Passo 1. Por engano, você pode ter bloqueado algum número específico, impedindo que a ligação dele chegue no seu aparelho, com cancelamento automático. Para resolver, abra o menu de aplicativos e selecione “Telefone”. No menu do topo direito, toque em “Configurações”;

Passo 2. Selecione “Bloqueio de Chamadas”. Em seguida, para remover um dos números da lista de restritos, basta tocar no ícone de “X” na lateral do telefone, confirmando para desbloquear.

  1. Descobrir se o IMEI foi bloqueado
    Muitos usuários não sabem que se o IMEI for bloqueado o aparelho fica impedido de receber e fazer ligações. A operadora não avisa quando isso acontece, o que pode ser gerado por um erro no sistema deles. Mas também acontece em caso de roubo, quando você pede para bloquear o smartphone. Na dúvida, se está tendo problemas com ligações, vale verificar se o seu aparelho está liberado.

Passo 1. Acesse o site oficial da Anatel (consultaaparelhoimpedido.com.br) para fazer essa verificação. Na página, toque em “Consultar IMEI”. Veja neste tutorial como encontrar número do seu IMEI e digite o número no site. Confirme os caracteres e toque em “Consultar”;

Passo 2. O site vai retornar com o resultado. Caso apareça como “Impedido”, quer dizer que seu IMEI está bloqueado no aparelho. Você só poderá liberar isso com a nota fiscal junto à operadora. Já o resultado “Não cadastrado na base” indica que o celular não está bloqueado.

Caso nenhuma dica funcione, o indicado é procurar a fabricante e encaminhar o aparelho para a assistência técnica.

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