Android ou iOS: qual o melhor para você?
Precisou comprar um celular novo e ficou na dúvida entre Android e iOS? O iPhone tem muitos benefícios para usuários de diferentes perfis, mas aparelhos equipados com Android podem ser mais vantajosos para algumas pessoas.
Quando é preciso comprar um novo smartphone, é quase impossível não pensar no sistema operacional. Ele é o responsável pela usabilidade dos aparelhos por parte dos usuários e entrega diferentes experiências conforme o celular em que está instalado.
Dois grandes SOs (sistemas operacionais) dominam o mercado e estão presentes na maioria dos smartphones comercializados pelo mundo. Os dois são muito completos e têm funcionalidades muito úteis para diferentes estilos de usuários.
Mas, considerando que cada um deles são bastante diferentes, como saber qual escolher: Android ou iOS? Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que existem alguns fatores a considerar antes de tomar uma decisão. A seguir, elencamos os principais pontos de cada um deles para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá?
O que você precisa saber sobre o Android
O Android é representado por um robô verde com anteninhas na cabeça, muito conhecido pelos usuários e entusiastas de tecnologia. Mas além do mascote simpático e dos divertidos easter eggs escondidos nas informações do software, que se renovam a cada atualização, ele é um sistema operacional robusto e completo, que já caiu na graça dos brasileiros.
De acordo com uma pesquisa do Statista, de 2023, o Android está presente em quase 80% dos smartphones do Brasil. E isso é um reflexo também da preferência dos desenvolvedores pelo sistema, que é de utilização gratuita e de código aberto, ou seja, é bem mais simples de personalizar. Um único sistema para várias marcas de smartphones.
E ele tem as suas razões para ser tão popular, como você confere a seguir!
Integração
Uma das grandes vantagens do Android é a sua facilidade de integração, justamente por ter código aberto, o que significa que não limita conexões entre dispositivos de diferentes marcas.
Se você tem um smartwatch de uma determinada marca e um fone de ouvido de outra, por exemplo, provavelmente vai conseguir conectá-los sem problemas no seu smartphone Android. Pode haver apenas uma pequena variação de usabilidade, já que cada marca prioriza as funcionalidades “premium” para os próprios usuários.
Personalização
Mais um ponto para o sistema de código aberto. Smartphones com Android costumam ter mais possibilidades de personalização. Ou seja, se você é do tipo de pessoa que gosta de deixar o seu celular com a sua cara, no Android isso é super possível.
Nesse caso, também é importante entender que cada marca tem os próprios recursos de personalização. Por isso, caso você troque o seu aparelho por um de outra marca, apesar de encontrar muitas possibilidades de personalização, elas não serão as mesmas do seu smartphone anterior.
Atualizações
O Android traz um recurso novo aos usuários a cada atualização. Ele permite, por exemplo, que o próprio usuário controle o consumo de bateria ao longo do dia, o que ajuda a otimizar a sua duração.
Mas aqui o sistema também perde alguns pontos. Por serem fabricados por diferentes marcas, que personalizam as novas versões a seu próprio gosto, os smartphones Android costumam demorar mais para receber uma atualização.
Além disso, é mais comum que um aparelho Android mais antigo pare de receber novas atualizações antes do que o usuário gostaria.
Aplicativos
Mais uma das vantagens do Android é que o sistema, além de ter uma variedade enorme de aplicativos, que também podem ser personalizados a gosto do freguês, permite ir além e fazer o download de apps que estão fora da loja oficial.
Por outro lado, esse é também um fator que muitos veem como de vulnerabilidade, já que o Google não tem controle de vírus e malwares para apps baixados de maneira externa.
Preço
Este é um dos pontos mais fortes dos smartphones Android e a razão por eles serem tão populares no Brasil. Por terem um código de fácil utilização pelas fabricantes, além de estarem disponíveis em diferentes marcas, há opções para todos os bolsos, desde as versões de entrada, que costumam ser mais baratas, até aquelas top de linha, para quem não liga de investir mais em tecnologia de ponta.
O que você precisa saber sobre o iOS
Se o Android é o sistema “galera”, o iOS está mais para “paizão”. É um sistema de código fechado da Apple — e exclusivamente dela. É isso aí: o iOS só pode ser utilizado em dispositivos Apple, e em mais nenhuma outra marca. No caso dos smartphones, ele está presente somente nos iPhones.
Se você acha que isso é um problema, saiba que ele garante muitas vantagens aos seus usuários, como estas que você vai ver nas próximas linhas.
Integração
O iOS tem uma integração muito simples com os demais dispositivos da marca. Isso significa que se você tem outros aparelhos da Apple, conectá-los e aproveitar essa conexão com qualidade não será um problema.
Por outro lado, não é possível conectar com gadgets e aparelhos de outras marcas. Se você tem um fone de ouvido preferido que não é da Apple, isso pode ser um problema.
Personalização
Assim como o seu fundador, Steve Jobs, o iOS aposta em um visual mais minimalista, simples e elegante. A vantagem disso é que esse visual é padronizado para todos os dispositivos Apple. Basta iniciar o sistema e você já sabe que está diante de um iPhone.
A desvantagem é que não há muita brecha para muitas personalizações, como no Android. Ainda assim, os aparelhos com iOS costumam ter um visual muito atraente.
Atualizações
Aqui o ponto vai para o iOS. O sistema é atualizado uma vez por ano, então os usuários sempre podem contar com novas funcionalidades. Além disso, por ser um sistema fechado, sempre que uma atualização é liberada para o público, todos os aparelhos recebem ao mesmo tempo.
Aplicativos
Esse é o sistema favorito de vários desenvolvedores de aplicativos. Enquanto no Android cada app precisa ser otimizado para performar bem em diferentes dispositivos (e, em versões mais antigas do software, muitas vezes nem pode ser disponibilizado), no iOS, que é padrão para todos os dispositivos, isso não é necessário.
Para os usuários de iPhone, a grande vantagem é que os aplicativos são disponibilizados primeiro para eles e depois para dispositivos Android.
Preço
Este é o “calcanhar de Aquiles” do iOS. A Apple, desde o lançamento do primeiro iPhone, lá em 2007, sempre teve a intenção de se estabelecer como marca premium no mercado — e vem conseguindo.
Mesmo com os altíssimos preços dos aparelhos da maçã por aqui, impulsionados também pelos impostos nacionais e pelas variações na taxa de câmbio, ter um iPhone é o desejo de consumo de muita gente.
Apesar de perder espaço para Androids com preços mais populares, o iPhone ainda tem um público fiel, que tem genuíno desejo pelos produtos. Por isso, as pessoas costumam recorrer ao mercado de usados que, apesar de também ter altos preços, tem aparelhos mais em conta do que os lançamentos da marca.
Qual o melhor: Android ou iOS?
Diante de tudo o que você viu até aqui, deu para notar que a escolha entre Android ou iOS não é tão simples quanto parece, certo? Por isso, o clichê aqui é muito válido: depende das suas necessidades e do que você valoriza em um aparelho.
Gastar muito em um aparelho é impensável para você? Dá para conseguir um excelente Android por valores menores, ter integração com aplicativos Google e amplas possibilidades de personalização. Agora, se você já tem outros dispositivos Apple, a integração com um iPhone vai ser muito mais simples e proveitosa.
Antes de tomar uma decisão definitiva, vale a pena experimentar cada um dos sistemas. Como o Android tem variações a depender da marca e do dispositivo, talvez seja interessante também experimentar mais de uma marca, já que a experiência com o sistema pode ser diferente em cada aparelho.
Ha, ainda, quem goste das duas opções e varie entre elas a cada troca de aparelho, o que também é super válido. O importante é que você aproveite ao máximo as várias funcionalidades de cada sistema, que são muito úteis para o dia a dia.
Agora, a sua prioridade deve ser sempre a segurança. Independentemente de optar por Android ou iOS, fazer um seguro celular é indispensável para proteger o seu investimento dos imprevistos do dia a dia e conseguir aproveitar os benefícios de cada sistema sem preocupações.
O Seguro Celular da Porto Seguro tem planos com zero carência — assim que o aparelho for aprovado na vistoria, ele já está protegido —, com garantia internacional e com coberturas que protegem de verdade. Confira:
Quebra + roubo + furto simples + transações digitais e Pix: protege contra quebra acidental, roubo e furto por arrombamento, furto simples (sem vestígio de crime) e indeniza transações digitais e Pix indevidos feitos até 12 horas após roubo ou furto;
Quebra + roubo + furto simples: protege contra quebra acidental, danos elétricos, roubo e furto por arrombamento e furto simples;
Quebra + roubo: protege contra quebra acidental, danos elétricos, roubo e furto por arrombamento;
Roubo: protege contra roubo ou furto por arrombamento.